Lista de colaboradores

Alexandre Machado – Nascido em Sobradinho – DF, formado em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário de Brasília – UniCeub. Iniciou no serviço público em 1995 como técnico em Comunicação Social. Sua trajetória na IN começou como Gerente de Suporte Técnico (2002 – 2007), depois como Coordenador de Editoração e Divulgação Eletrônica dos Jornais Oficiais (2007 – 2016). É Coordenador-Geral de Publicação e Divulgação desde 2016.

Demerval Fernandes Dantas - Jornalista e servidor da IN. Desde 2007 é um dos redatores da Seção Destaques do DOU. Atuou, ainda, como colaborador da revista Imprensa Nacional - novos rumos da comunicação pública.

Domício Proença Filho - (Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 1936). Professor e pesquisador em língua portuguesa e literatura brasileira. É doutor em letras e livre-docente em literatura brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina e bacharel licenciado em letras neolatinas pela antiga Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil. Titular de Literatura Brasileira e professor emérito da Universidade Federal Fluminense, aposentado após 38 anos de trabalho docente nos cursos de graduação e de pós-graduação. Atuou em inúmeros outros estabelecimentos de ensino médio e superior no Brasil e no exterior. Sua extensa obra inclui ficção, poesia, cinema, televisão e ensaios, entre outros escritos. Quinto ocupante da cadeira 28 da Academia Brasileira de Letras (ABL), eleito em 23 de março de 2006 na sucessão do acadêmico Oscar Dias Correia, e recebido em 28 de julho de 2006 pelo acadêmico Evanildo Bechara, Presidente da ABL 2016-2017. Para a IN, antes do verbete Machado de Assis deste Dicionário, já havia escrito o prefácio da edição fac-similar de Memórias Posthumas de Braz Cubas, edição comemorativa do bicentenário da vinda da família real de Portugal e fundação da Impressão Régia, impressa em 2008.

Fábio Kobol – Sociólogo e Mestre em Administração Pública e Governo, é membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no Governo Federal desde 2007. Atuou em vários ministérios nas áreas de políticas públicas, planejamento, orçamento e assessoria técnica. Atualmente, é Coordenador de Orçamento e Finanças da Imprensa Nacional e gestor financeiro do Fundo de Imprensa Nacional – FUNIN.

Luis Gustavo Martins Barros — Servidor ativo da IN, ocupante do cargo de Técnico em Comunicação Social. Graduado em Publicidade e Propaganda pela Faculdades Integradas Hélio Alonso - FACHA (RJ) e em Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB (DF). Pós-graduado em Assessoria em Comunicação Pública pelo Instituto de Educação Superior de Brasília- IESB (DF). Autor das monografias “140 anos de Diário Oficial da União – Uma Análise Histórica” (2002) e “O Jornalismo Público praticado pelo programa Cidades e Soluções” (2009)

Maria Beatriz Nizza da Silva – Autora de vasta obra, incluindo livros, resenhas, artigos, coordenações, co-autorias, conferências, colóquios e traduções. Formou-se em Ciências Históricas e Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1961. Foi professora titular de Teoria e Metodologia da História da Universidade de São Paulo. Atualmente, a professora aposentada divide seu tempo entre o Brasil e Portugal.

Miguel Félix dos Anjos - Jornalista e técnico em comunicação social da Imprensa Nacional. Lotado na Coordenação de Editoração de Jornais Oficiais, atua como redator dos Destaques do Diário Oficial da União.

Rubens Cavalcante Junior – Nascido no Rio de Janeiro, veio para Brasília em 1973, onde se formou em História pelo Centro Universitário de Brasília – UniCeub em 1987. Desde 1989 é o Responsável pelo expediente do Museu da Imprensa.

Siro Alves da Silva Filho — Servidor e programador visual da IN, lotado na Gerência de Editoração da Coordenação-Geral de Publicação e Divulgação. É de sua autoria a ilustração para o verbete Machado de Assis, deste Dicionário. Tem vários trabalhos publicados na IN, entre capas de livros e revistas, ilustrações e quadros.

Trajano Jardim – Nasceu em 1935, na cidade de Colatina, Espírito Santo, e estudou em Vitória. Aos 16 anos mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou por 30 anos como gráfico. Em 2003 formou-se em Jornalismo e em 2016 graduou-se em Mestrado em Ciência Política pelo Unieuro. É o atual Presidente da Associação dos Amigos do Complexo Cultural da Imprensa Nacional (AMI).

Equipe da Assessoria de Comunicação da Imprensa Nacional:

Jornalistas:

Cristóvão de Melo (Editor)

Ezequiel Marques Boaventura

Marcelo Maiolino

Pedro Paulo Tavares de Oliveira

Estagiários:

Ariadne Ribeiro Benelli Poles

Lisandra Maria Souza do Nascimento

Thiago Menezes de Arruda Moura